#17 WHERE TO GO | 2 Paraísos Escondidos em Portugal

by - 9/26/2018

Fonte: Google Imagens

Portugal é um país cheio de paraísos escondidos. Nunca sabemos bem onde os encontrar e quando os encontramos estão bem mais perto do que nós pensávamos. Hoje trago-vos 2 destes paraísos escondidos no nosso país - um a Norte e um a Sul.
Praia Fluvial do Taboão

Fonte: Google Imagens

Comecemos pelo Norte. A praia fluvial do Taboão fica em Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo. Muitos de vocês já devem ter ouvido falar deste sítio, pois é aqui que se realiza o festival Vodafone Paredes de Coura. E foi assim mesmo que eu conheci esta praia!

Este ano fui ao festival (que é muito bom mesmo), mas para além de recintos, música, espaço e tudo mais, aquilo de que mais gostei foi mesmo a parte do rio. Durante os 6 dias em que acampei, as minhas tardes eram passadas no Taboão, à margem do rio Coura ou mesmo dentro dele.

O meu conselho? Visitem a praia, deitem-se à sombra a ler um livro, durmam uma sesta, levem uma bóia ou barquinho e passeiem pelo rio... Aproveitem um dia para relaxar e absorver este pequeno paraíso do nosso Portugal.

A envolvência desta praia é incrível e o contacto com a Natureza é enorme. Claro que em época de festival o ambiente não é exactamente o mesmo que no resto do ano, mas garanto-vos que uma tarde ao sol e uns mergulhos e passeios pelo rio são sempre uma boa ideia.

Não têm noção do quão bem esta sesta me soube (ahaha).





Praia da Ribeira do Cavalo


Ao fim da tarde.


Descobri este paraíso há muito pouco tempo e surpreendeu-me mesmo muito. O acesso não é fácil mas a vista compensa (e quanto mais difícil o acesso, mais vazio e preservado está o sítio, não?). Fica em Sesimbra e pode-se chegar tanto de barco como a caminhar.

Eu escolhi fazer uma caminhada, então pus o GPS até à ETAR mais próxima e subi o caminho que fica à direita até já não dar para passar com o carro. Depois disso, comecei a descer o trilho seguindo sempre as marcas verdes que vão indicando se estamos a ir pelo caminho certo ou não.

Nem chega a 10 minutos de trilho e vale muito a pena! Não é propriamente fácil mas também não é nada inacessível. Se lá forem, levem piquenique, porque é sítio para ir de manhã e sair ao pôr-do-sol (não depois, ou correm o risco de não ver nada no caminho de volta) e aproveitem para tirar fotografias àquela água azul que parece de outro país (ou de outro mundo!).

Se visitarem esta praia, só vos peço duas coisas: aproveitem muito e não deixem lixo na praia. Este é um paraíso natural e, como devem imaginar, não há ninguém que lá vá levantar o lixo por vocês. Levem um saquinho de plástico e tragam-no de volta para deitar fora e desta forma preservar o que temos de melhor!


You May Also Like

4 comentários

  1. A única coisa que me deixou mesmo irritada na Ribeira do Cavalo foi a pilha de lixo que lá estava; como é possível deixar lixo naquele sítio lindo como se nada fosse (ou "como se fosse tudo nosso")? Não consigo perceber. Quem me dera ter mais lata para reclamar com as pessoas, às vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é??? Parece que as pessoas não se importam de estragar aquilo que ainda temos de bom. Qual é a dificuldade de levar um saquinho para guardar o lixo? Enfim...

      Eliminar
  2. Podemos voltar rápido para o verão para eu poder visitar estes lugares? São lindos, as fotos estão muito lindíssimas.
    Beijos,
    Throwalense

    ResponderEliminar