#7 LIFE HACKS | Quero Trabalhar, e Agora?

by - 2/16/2017

Quero trabalhar, e agora? É sempre bom ter um dinheirinho extra. Se estão à procura de um part-time ou de um trabalho temporário, vieram ao sítio certo! Aqui ficam algumas dicas para iniciantes.

trabalhar
Fonte: Pinterest


1. Um bom CV

É a base de tudo, a primeira coisa a fazer! Pontos a salientar:
  • Um bom design, com uma mancha gráfica apelativa. Não precisa de ser uma apresentação com música e conffetis. Uma coisa simples e elegante. Com muito texto, muito junto, ninguém vai ter vontade de ler.
  • Valorizar os nossos feitos. Tudo conta - voluntariado, associações de estudantes, formações e cursos, área que estudamos, experiências por que passamos (como, por exemplo, viagens) e, obviamente, toda a nossa experiência profissional, desde o babysitting a trabalhar atrás de um balcão. Ao contrário de para um emprego a longo prazo, no caso de part-times é muito importante mostrar que somos o mais ecléticos possível, dado que o género de funções pode variar mesmo muito.
  • Não mentir. Assim como é importante saber valorizar-nos, é preciso saber não exagerar.
  • Uma boa fotografia. É um ponto muito importante! A fotografia do nosso CV é a primeira imagem que a empresa tem de nós. Uma fotografia de cara bonita, mas profissional. Não convém ser uma fotografia de biquíni, tirada na praia, mas também não precisamos de estar sérios num fundo branco. 

trabalhar
Fonte: Pinterest

2. Ser proativo

Saber procurar e, principalmente, não desistir. É normal não ter respostas imediatas, e pode até acontecer em 10 e-mails apenas 1 ou 2 obterem resposta. Aqui ficam algumas dicas:
  • Aderir a grupos de facebook. Basta escrever "Promotores", "Emprego" ou "Trabalhos" na caixa de pesquisa e vão aparecer vários. Nestes grupos, as empresas deixam vários anúncios de recrutamento e, em alguns casos, podemos até encontrar feedbacks sobre diferentes empresas.
  • Enviar muitos e-mails. Podem nem sempre obter resposta, mas tentar não custa.
  • Ir ao encontro. Se o vosso interesse é trabalhar em atendimento ao balcão, repositor, ou outro trabalho específico de centro comercial, o mais fácil é deslocarem-se ao próprio centro, entregar CVs nos sítios que vos interessam e informarem-se sobre o processo de recrutamento.


trabalhar
Fonte: Pinterest



3. Estar aberto a várias opções

Ninguém vai querer contratar alguém que à partida mostra muitas restrições. Dois pontos a ter em atenção são:

  • Ter flexibilidade nos horários. Se à partida começarem a informar que podem trabalhar mas não vão poder trabalhar no dia x ou no horário y, esqueçam. Mesmo que a culpa não seja vossa, a prioridade vai ser dada a quem tenha mais disponibilidade.
  • Pensar fora da caixa. Se quiserem um trabalho em que estejam parados o dia inteiro a receber 1000€ por mês e não aceitarem menos, esqueçam. Se apenas estiverem dispostos a trabalhar em eventos ou ao balcão, sem sequer ponderar outras opções, esqueçam também. Como disse no ponto 1., é preciso mostrar que sabemos e estamos dispostos a fazer várias coisas diferentes.


trabalhar
Fonte: Pinterest


4. Causar uma boa imagem
Super importante! Em todo o processo, mas essencialmente na fase da entrevista. Por isso mesmo, deixo-vos aqui as últimas dicas.

  • Conhecer a empresa a que nos estamos a candidatar. Saber o que fazem, com quem trabalham... Não é preciso parecerem uma wikipedia, mas saber alguns factos ajuda sempre.
  • Mostrar entusiasmo. Mostrar que trabalhar para a empresa a que nos estamos a propôr é uma coisa que queremos mesmo, em que estamos empenhados, e que damos valor.
  • Ter um aspeto profissional - roupa arranjada, cara bonita (barba feita para os rapazes e uma maquilhagem natural para as raparigas). É importante parecer profissional, mas natural ao mesmo tempo. Nada de exageros.

trabalhar
Fonte: Pinterest


Espero que tenham gostado, e que estas dicas sobre como começar a trabalhar vos sejam úteis. Como disse no início, é sempre bom ter um dinheirinho extra, quer seja para as férias, para podermos comprar alguma coisa... Mal não faz! E para arranjar um trabalho com esse fim é preciso saber fazer bem as coisas porque, parecendo que não, há muita gente com o mesmo objetivo que nós, e temos que nos saber destacar.

You May Also Like

10 comentários

  1. ótimas dicas!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, são ótimas as dicas!Resta também termos um pouquinho de sorte porque ás vezes seguirmos isso tudo não basta, infelizmente já não me chamaram por várias vezes porque não vão com a minha cara, felizmente agora estou no bom caminho! :) Beijinhos!
    Já sigo.

    http://theblossomsgirl.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! É verdade, às vezes não chega, mas para mim o truque é mesmo a persistência!
      Eu também:) Beijinho,

      Carolina

      Eliminar
  3. Ando a pensar arranjar um emprego este verão se não conseguir um estágio, por isso as tuas dicas deram-me imenso jeito! Tens aqui uma publicação mesmo bem organizada e útil, parabéns! Beijinho,
    review: vichy para cabelos oleosos // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  4. Por acaso sempre segui essas dicas e sempre consegui arranjar trabalho, ainda que nem sempre na área que gostaria :) Segui o blog, beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar