#18 REVIEWING | Os Crimes de Grindelwald - O que está mal?

by - 11/25/2018

Fonte: Google Imagens

Se me seguem no Instagram (carolbmcosta), devem-se ter apercebido da "pequena revolta" que senti quando vi "Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald". Passo a explicar: adorei o filme, detestei o fim.

E porquê?

(Aviso: os spoilers vão começar agora. Sim, agora!)

Porque não é viável que Credence seja Aurelius Dumbledore. E porquê? Porque não é viável que Aurelius Dumbledore exista, sequer!

Taking a step back...

Para quem não sabe, eu sou uma Potterhead nata - ja li os livros várias vezes, já vi os filmes várias vezes, pesquiso, leio, ... Enfim! Há muitos anos que sou louca por Hogwarts e por este mundo de J. K. Rowling e que tento segui-lo e entendê-lo o melhor possível.

Um pouco de contexto para quem não está tão a par da situação: Albus Dumbledore tem dois irmãos - Aberforth e Ariana. A sua mãe morreu ao dar à luz a Ariana e o seu pai, Percival, foi mandado para Azkaban (a prisão dos feiticeiros) quando a sua filha tinha apenas 6 anos. Logo, imaginem a minha revolta quando acabam o filme a dizer que a personagem principal é o irmão (ou pelo menos parente próximo) de Dumbledore!

Se viram Monstros Fantásticos & Onde Encontrá-los já conhecem Credence - o filho adoptivo de uma senhora que "caçava" bruxas (embora ninguém acreditasse nela) que sempre teve uma curiosidade especial pelo mundo mágico. No primeiro filme, descobre-se que Credence é um obscurial - um feiticeiro que sempre reprimiu a magia dentro de si e por isso criou um obscurus - uma força instável e incontrolável que destrói tudo à sua volta e depois desaparece. O que há de estranho nisto? As crianças que formam um obscurus não costumam de sobreviver mais de 10 anos e Credence já tem cerca de 16.

É por isso que Credence desperta o interesse de Grindelwald - o feiticeiro mais temido de todos os tempos (claramente, Voldemort ainda não era nascido). Grindelwald tem dois desejos: que a comunidade feiticeira deixe de se esconder e domine o mundo e derrotar Albus Dumbledore. Infelizmente, estes tiveram uma relação de amizade anteriormente e fizeram um Juramento Inquebrável em como nunca se iriam confrontar. Ora, um Juramento Inquebrável não pode ser quebrado. 

Fonte: Google Imagens
E o que é que tudo isto tem a ver com Credence? Perguntam vocês.

Se os dois maiores feiticeiros do mundo da magia não se podem confrontar, um obscurial de 16 anos poderá ser a solução para acabar com o problema de outra forma.

Até aqui, tudo bem. É mais ou menos neste pé que ficamos no fim do primeiro filme de Monstros Fantásticos, e até aqui tudo parece fazer sentido.

No segundo filme, Credence está à procura da sua verdadeira identidade - se é um obscurial, é filho de feiticeiros. Mas quem? Os rumores dizem que é o irmão perdido de Leta Lestrange.

Depois de muitas peripécias que não vou contar aqui (senão daqui a nada escusam de ir ver o filme... ahaha), chega-se à conclusão que é impossível que os rumores sejam verdade. Portanto, quando (spoiler!!!!!) Credence se junta a Grindelwald, este revela-lhe que ele é irmão de Albus e que o seu nome é Aurelius Dumbledore.

Alto e pára o baile!! Eu não concordo com nada disto. (E enquanto escrevo o post volto a revoltar-me com toda a situação... ahaha).

Então no primeiro filme o Grindelwald achava que o Credence era um cepatorta (feiticeiro incapaz de praticar magia) e agora de repente até já sabe que é que ele é? Desculpem mas não faz sentido. Tanto por isso como pelas razões que dei no início.

Mas obviamente que eu não me ia deixar ficar sem averiguar a situação, e depois de muita pesquisa estas foram as teorias que me pareceram mais viáveis:

  • Credence é filho de Ariana (e Grindelwald?)
Fonte: Google Imagens
Quem leu os livros sabe. Grindelwald e Dumbledore tinham uma relação mesmo muito próxima, o que pode significar que Ariana e Grindelwald também. Ariana tinha apenas 14 anos quando faleceu, mas mesmo assim é possível e pode ser esta uma das razões pelas quais a relação de Dumbledore e Grindelwald se tornou tão instável (para além do facto de a visão de Grindelwald sobre o destaque dos feiticeiros no mundo se ter tornado... demasiado extremista).

Mesmo que não seja filho de Grindelwald, é bem possível que seja filho de Ariana, já que sabemos que também ela suprimiu os seus poderes. Não sabemos se era obscurial, mas é bem possível, já que morreu cedo depois de um "ataque de raiva" (que costumavam ser frequentes).

  • Credence é filho de Aberforth
Fonte: Google Imagens
Se podemos conjurar que Credence é filho de Ariana, seria ainda mais fácil que fosse filho de Aberforth, já que este viveu durante muito mais tempo.

  • Credence é filho de Percival
Se pode ser filho de Aberforth ou de Ariana, também pode ser filho de Percival. Diz-se que este esteve preso em Azkaban mas não encontrei grande informação sobre se saiu, sobre a sua morte, ... Nunca se deu grande importância a esta personagem no livro, por isso também é difícil especular.

Fonte: Google Imagens


Uma pista que pode realmente relacionar Credence com os Dumbledore é o facto de uma fénix ter pousado na mão de Credence mais no fim do filme - está de acordo com a profecia que diz que uma fénix irá sempre de encontro a um Dumbledore quando este precisar de ajuda. Isto pode indicar que Credence faça apenas parte desta árvore geneológica, algures along the wayPor outro lado, também pode ser só um "esticãozinho" para tornar a história mais verosímil - em Harry Potter e a Câmara dos Segredos, Fawkes - a fénix de Dumbledore - também auxilia Harry, e este não é um Dumbledore.

  • Grindelwald está a mentir
Estou a REZAR para que esta seja a teoria certa! Acredito que a principal razão por que ele poderá ter inventado isto é para dar uma sensação de pertença à personagem, ao mesmo tempo que lhe incute aquele desejo de vingança da família que o abandonou.

Outra opção, muito mais frustrante que tudo isto, é que J.K. Rowling tenha simplesmente ignorado os últimos 7 livros da sua vida e seguido em frente com um pormenor que pode ou não fazer sentido tento em conta a trama principal, sem dar mais explicações.

Fonte: Google Imagens

Enfim... qual será a verdade sobre Credence?

E vocês, já viram o filme? Partilham da minha opinião? Contem-me tudo nos comentários!

You May Also Like

3 comentários

  1. Eu nunca vi o primeiro nem este, mas eu entendo-te quando uma adaptação nos desilude. Eu própria já fiquei tão chateada com as adaptações dos meus livros preferidos.

    ResponderEliminar
  2. Ansiosa por ver :)
    Estava à espera que ficasse mais próximo do Natal e agora é a altura perfeita! Pelo menos não li os livros, logo não há comparação...
    Beijinhos

    ResponderEliminar