#6 OPINIONATED | Controvérsia: Viagens de Finalistas

by - 4/12/2017

Muito se tem falado das viagens de finalistas, especialmente depois do que aconteceu em Los Álamos este ano (os tais 1000 finalistas expulsos da viagem). Não fui para este destino mas também sou finalista este ano, e por isso hoje partilho aqui o meu ponto de vista relativamente a este assunto.


O destino da minha viagem foi Punta Umbría. Éramos mais ou menos 10 000 finalistas e ficámos lá de dia 4 a 10 de Abril. Admito que não sabia muito bem para o que ia: sabia que me ia divertir imenso, sabia que ia ser a melhor semana da minha vida, sabia que ia adorar, mas não sabia especificamente o que ia fazer: quem ia, o que havia para fazer durante o dia, onde podia ir durante a noite... Esse tipo de coisas mais específicas (admito que também não pesquisei muito).

Vista do meu quarto para o hotel

O sítio era lindo: estavamos num resort de 4 estrelas, o Barceló Punta Umbría Beach Resort e tínhamos tudo incluído - pequeno-almoço, almoço e jantar, snacks das 11h às 19h e bar aberto das 11h às 23h. Para além disso, estávamos pertíssimo de tudo (do género, máximo dos máximos 10 minutos a pé) - havia uma praia selvagem com 2 bares, o Mangú e o Mykonos. Depois havia a Maria dos Copos, o La Suite e o XSpot, que era onde havia os melhores concertos (desde Mastiksoul a DJ Bl3nd, passando por Piruka, Dillaz, Karetus, Mishlawi, Richie Campbell e muito mais...). Para além disso, havia ainda alguns palcos, como um de Reaggae e Dance Hall e outro de Afro-Latina.

Enfim, gostei imenso. Estive com os meus amigos, diverti-me, bebi, tive sempre o que fazer... Valeu a pena. Mas, pelo menos para mim, não foi a loucura total. Não parti nada (embora o quarto viesse com várias coisas já partidas) nem causei "danos graves" ao hotel. Obviamente que houve quem o fizesse, mas isso é como em tudo na vida. Houve quem partisse lavatórios (!!), camas e bocados de paredes. A Cruz Vermelha esteve lá a prestar apoio e estava sempre cheia e não houve um único dia em que não pensássemos "é desta que vamos perder a caução". Por outro lado, temos ainda os excessos relativamente ao alcoól, às drogas e ao sexo.



Na minha opinião, quem se perde completamente nestas viagens é quem ainda não conhece este mundo da "liberdade". É a primeira vez que estão vários dias sem os pais, e estão num sítio com bar aberto 24 horas em que é pouco ou nenhum o controlo que estão a ter. São pessoas que não estão habituadas a beber e de repente o seu pequeno-almoço é um copo de vodka. São pessoas que não conhecem a "vida" e de repente dão-lhes um dedo e querem logo o braço inteiro. E acho que a fama das viagens de finalistas vem destas pessoas, que não sabem e decidiram aprender tudo agora.



Claro que há asneiras: somos "putos" de 17 e 18 anos, estamos numa viagem de finalistas, podemos fazer o que quisermos - não há como não haver porcaria. Mas há asneiras e asneiras - há aqueles que atiram televisões para a piscina ou andam à porrada todas as noites e há aqueles que ficam bêbedos todos os dias mas sabem divertir-se à mesma.

Estamos na idade. Deixem-nos aproveitar. E por favor não falem como se na vossa altura não tivesse sido igual. A fama das viagens de finalistas não começou este ano. Se há 10 anos atrás as redes sociais e os meios de comunicação tivessem o impacto que têm hoje, podem ter a certeza absoluta que haveriam notícias bem piores do que pessoas expulsas de uma viagem de finalistas. Claro que 1000 pessoas é muita gente, mas já houve coisas bem mais graves a acontecer (como mortes, infelizmente).

Não quero, de modo algum, menosprezar aquilo que se passou em Los Álamos este ano. Claro que não foi certo. Claro que os miúdos não fizeram bem. Mas a verdade é que mais de metade das coisas que qualquer finalista faz numa viagem destas muito provavelmente já não está bem.

Deixem as pessoas divertirem-se e não julguem antes de pensar se convosco também foi assim. O que é importante aqui é ensinarmos aos nossos filhos desde novos que tudo é bom com moderação. Ensiná-los a divertirem-se, o que está certo e o que está errado. Não vai evitar todas as asneiras que iriam fazer, mas vai evitar muitas, porque quando nos "soltarem" nós vamos saber como nos comportar.

Foi uma das melhores semanas da minha vida e nunca mais me vou esquecer destes dias que passei. E vocês, pessoas que julgam miúdos de 18 anos que ficaram bêbedos e fizeram asneiras, que dizem que a nossa geração é "um desastre", ainda se lembram dos vossos?


You May Also Like

6 comentários

  1. Carol, o texto está tão excelente! Adorei :)

    ResponderEliminar
  2. Tudo tem que ser vivido na idade certa e com o controlo certo, mas por isso é que há pessoas e pessoas. Tudo vem da educação de cada um. Gostei imenso do teu texto, mostra de forma bem clara que nem todas as pessoas são iguais e que nem todos partem coisas e estragam tudo. Enfim! Sei que após o que se passou e depois do alarido todo da comunicação social a cada ano que passa torna-se mais difícil para os pais aceitarem estas viagens, mas é como tu própria o disseste, temos que saber estar e nos saber divertir com o nosso próprio controlo :) Beijinho
    http://anamakeawish.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As viagens de finalistas ganham esta fama por um grupo de pessoas, não pela generalidade. A minha não foi alvo de crítica mas também houve quem fizesse muita porcaria, tal como nesta de que se falou. Para mim, a viagem não teve nada a ver com isso. Há quem faça escolhas diferentes. Obrigada pela opinião! Beijinho

      Eliminar