#10 REVIEWING | Viver Depois De Ti - Livro VS Filme

by - 4/08/2017

Viver Depois De Ti é uma obra que toca num assunto sensível: a eutanásia, não só para quem opta por esta mas também por quem acompanha estas pessoas. Hoje falo-vos desta história e do contraste entre o livro e o filme. Continuem a ler para saber quem ganha!


Vá, vá, vá... Nem vale a pena estar com rodeios. Quem ganha é o livro. E porquê? Porque quem ganha é sempre o livro. Elaborando: muitas vezes, prefiro ler o livro antes de ver um filme, porque acho que mostra muito mais da história. Este caso não foi exceção.

Fonte: Pinterest
(juro que não prefiro o livro por ser em português... ahah!)

Só descobri a obra quando o filme saiu no cinema, e como sou uma viciadona em Game of Thrones, fiquei curiosa, porque a atriz principal é a Emilia Clarke. Achei que esta era uma daquelas vezes em que devia ler o livro primeiro. Estava nas férias de Verão, com tempo, e li o livro em 2 dias, na praia (adoro!). Gostei mesmo muito de ler o livro, até quase que me emocionei! Pelo que quando fui ver o filme, estava com umas expectativas altíssimas.

Vi o filme online uns meses depois. Honestamente? Não gostei nada. Achei que o filme se arrastava nas partes menos importantes e detestei a prestação da Emilia Clarke. Ok, a personagem dela era uma personagem extravagante. Mas ela parecia um boneco andante, que cada vez que falava estava a gozar com as pessoas. No final até adormeci! E muitas das partes que estava ansiosa por ver foram desvalorizadas.

Quanto à história, acho muito boa. É um tópico muito sensível, que tem que ser abordado de uma forma muito delicada. A eutanásia é um tema cada vez mais abordado em todo o mundo. Inclusivé, já é permitida em vários países como a Holanda (o primeiro onde se legalizou) e a Suíça (onde fica a clínica Dignitas, onde qualquer pessoa do mundo - essencialmente doentes em estado terminal - pode cometer eutanásia). Esta última é abordada no livro de Jojo Moyes, pois é para a Dignitas que Will deseja ir.

Fonte: Pinterest

Viver Depois de Ti foi criticado por ativistas, por considerarem que a história romantizava a relação da deficiência com a vontade de terminar a vida, que a mensagem que o filme passava era que a pessoa com deficiência seria mais útil para ela própria recorrendo à eutanásia do que lutando. Eu não concordo. Se tivesse que resumir o filme numa imagem, escolheria esta:

Fonte: Pinterest

Na minha opinião, esta história faz-nos refletir acerca deste tema tão pesado que é a eutanásia de uma forma muito subtil - deixamo-nos levar pela história e do nada estamos embrenhados nela e já queremos formar uma opinião sobre o assunto. Por outro lado, também diria que é um livro de leitura relativamente leve, no sentido em que é um livro não muito extenso, de leitura fácil, apesar do seu tema denso.

Podem comprar o livro na Fnac por desde 12,39€. Também já existe o segundo volume, Viver Sem Ti. Eu gostei, e se gostarem do primeiro aconselho que leiam este, pois dá uma boa continuidade.

De 1 a 5, avalio com 3 estrelas a história, tendo em conta o balanço livro-filme.

(3/5)

You May Also Like

6 comentários

  1. Ainda nao lemos o livro nem vimos o filme, mas a curiosidade tem andado por aqui.

    Beijinhos e boa semana**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  2. O truque para não ficares desiludida é veres sempre o filme antes ou se leste o livro, não veres o filme ou baixares muitíssimo as tuas expectativas!!!

    Ainda me lembro em adolescente terem alterado completamente a história do "Diário da Princesa"! A minha sorte é que adoro as actrizes Julie Andrews e Anne Hathaway e acabei por apreciar o filme como uma história completamente diferente.

    A tua experiência é mais parecida com a minha relativamente à adaptação do livro "Comer,Orar, Amar". Apesar de ser fã da Julia Roberts, também esperava que a o filme fosse mais profundo. Criei muitas expectativas, pois o livro tinha sido muito importante para mim <3

    Aconteceu-te esta experiência com mais livros/filmes?

    Bjs Ana Paula

    ​Eléctrico 28:​​ Descobre o melhor que Lisboa tem para oferecer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Paula! É mesmo, mas fico tão curiosa que é mais forte do que eu, tenho aquela coisa de querer ver o que li, sabes? Também me aconteceu isso com o Diario da Princesa, eu amava aqueles livros!! Já os filmes... Pronto... Acontece-me tantas, tantas vezes... Assim mais recentemente, com o livro "Se eu ficar", não sei se conheces.

      Mas hão-de haver mais rubricas destas por aqui, fica atenta :)


      Obrigada pelo teu comentário,
      Carolina

      Eliminar
  3. Eu já vi o filme e adorei!! Agora só falta ler o livro :)
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com/

    ResponderEliminar