#1 REVIEWING - Filhos da Droga

by - 1/11/2017

Alô!

Nesta secção darei a minha opinião sobre livros, filmes ou séries, começando pelo livro "Filhos da Droga", um clássico que, na minha opinião, é de leitura obrigatória.

Fonte: Tumblr


Através de uma descrição impressionante pela sua ingenuidade, Christiane F. dá-nos a conhecer Berlim de 1970 e a vida (ou falta dela) por trás da droga. 

Começa por um relato que retrata a curiosidade de uma adolescente ingénua, o que faz com que possamos sentir alguma afinidade com esta rapariga. A necessidade de pertença, o desejo de ser como alguém, o sentimento de inferioridade perante os "fixes". Rapidamente nos apercebemos que é muito à base desses três sentimentos que Christiane se vai deteriorando no caminho das drogas.

Também a descrição da sua entrada neste mundo nos faz sentir um pouco de empatia por estas pessoas: a luta para arranjar os 40 marcos necessários para uma dose, a deterioração profunda, aquilo a que se sujeitam o estado depressivo que muitas delas aparentavam, o desespero, a falta de esperança. Talvez esta descrição abra os olhos para um ponto de vista diferente de um mundo que muitos escolhem desprezar.

Para além disso, os relatos da mãe de Christiane - que sempre tentou dar às suas filhas uma educação diferente da que recebeu do seu pai, e talvez tenha visto as imprevisíveis consequências disso - fazem com que o leitor se sinta frustrado, desesperado, não só pela situação desta mãe, que chega ao ponto de desistir da filha, mas também por Christiane, uma criança, perdida no mundo.

Ao terminar este livro é impossível não nos questinarmos acerca do que aconteceu a Christiane, na tão previsível ânsia que o leitor tem por um final feliz. Conseguiu deixar as drogas? Adaptou-se à nova morada? Voltou para Berlim? Anos depois, a Filha da Droga lança um novo livro, A Minha Segunda Vida.

Este livro acaba por retirar a leveza com que algumas pessoas conotam as drogas, descrevendo muito realisticamente o lado feio desta vida para aqueles que nunca passaram por tal, e a facilidade com que se passa do 8 ao 80. Desta forma, vem alertar as gerações seguintes, mas não de uma forma "chata", em modo de castigo, como muitos adolescentes tendem a pensar. Christiane F. fala connosco e avisa-nos, deixa-nos uma mensagenzinha a ecoar na cabeça: "Nunca te metas nisto."

(5/5)


You May Also Like

4 comentários

  1. Ficou-me a apetecer ir comprar o livro!! Excelente texto

    ResponderEliminar
  2. Li este livro ainda bem nova, aos meus 14 e foram uma lição, uma lição para ver caminhos por onde não devia ir, e para ver também o lado e a descriminação que sofre quem cai neste vício...

    Infelizmente o meu exemplar foi emprestado e nunca mais voltou,mas é com certeza um livro que vou colocar na biblioteca para o meu filho :—)

    ResponderEliminar