#21 LIFE HACKS | Refuse The Straw

by - 12/01/2018


"Segundo dados da associação ambientalista Quercus, em 2017, os portugueses descartaram 721 milhões de garrafas de plástico, 259 milhões de copos de café, mil milhões de palhinhas e 40 milhões de embalagens de "fast food". Nos 28 países da União Europeia, foram 46 mil milhões de garrafas e 16 mil milhões de copos de plástico, números da "Sea at Risk"." - in Jornal de Notícias.

Mil milhões de palhinhas. Isto é grave. E porquê? E como é que podemos mudar?


Antes de mais, vamos começar pelo início: mas afinal, qual é esta questão das palhinhas? Qual é o mal? O plástico. 

É suposto o plástico durar para sempre, mas cerca de 33% é usado uma vez e depois deitado fora.

É cada vez mais normal os animais selvagens confundirem plástico com comida e comerem/darem às suas crias. Quantos de nós já não ficámos chocados com imagens destas?

Fonte: Google Imagens
(pesquisem, garanto-vos que vão encontrar muito mais imagens destas)
E não são só os animais. O plástico afecta a vida humana. Os químicos do plástico (que são substâncias cancerígenas) correm no nosso sangue e há mil e uma consequências disto.

É mesmo necessário? Precisamos assim tanto do plástico que estamos dispostos a correr todos estes e muitos mais riscos?

Eu sou da opinião que não vamos cortar o plástico da nossa vida de um dia para o outro. Aliás, é impossível. A maioria das coisas tem plástico. Embalagens, mobília, material de escritório, ... quase tudo mesmo.

Fiquei mais consciente da dimensão deste problema e do quão fácil pode ser resolvê-lo quando uma amiga me mostrou esta imagem do movimento Refuse The Straw do Project 0. Leiam. Faz-vos sentido?

Saibam mais sobre o Project 0 aqui.

As palhinhas estão entre os dez objetos mais encontrados nas praias. 4% do lixo encontrado no mar são palhinhas (parece pouco, mas não é - entre 437 milhões e 8.3 mil milhões). É realmente necessário que isto aconteça? Precisamos mesmo de beber o nosso cocktail com duas palhinhas ou o nosso sumo natural com uma palhinha colorida?

Para mim, a resposta é não. E acreditem que eu sempre fui uma pessoa que gastou muitas palhinhas - quem me conhece sabe. Uso palhinhas todos os dias pelo menos uma vez por dia, e chegou a um ponto em que me questionei qual era a alternativa - ok, não quero muito deixar de usar palhinhas. Então qual é a opção?

Palhinhas reutilizáveis.

Descobri esta alternativa já há algum tempo mas, como boa portuguesa preguiçosa, fui adiando a minha busca pela "palhinha perfeita", ao mesmo tempo que fiz uma promessa para mim mesma de que quando o meu pacote de palhinhas acabasse cá em casa não iria comprar mais. Pois bem, este mês as palhinhas acabaram e não tive opção - fui procurar palhinhas reutilizáveis. 



Procurei bastante - havia preços bastante menos acessíveis que outros e eu sabia que podia sempre encontrar mais barato - e encontrei as minhas na Gearbest (cliquem aqui se quiserem ver quais são). Um pack de 6 palhinhas reutilizáveis com escovinha para limpar por menos de 4€, e juro...

Estou tão feliz!

Sempre tive um bocado de peso na consciência de usar tantas palhinhas e agora o problema está resolvido! Ando com a minha palhinha para todo o lado e é exactamente o mesmo que usar uma palhinha de plástico, só que sem usar plástico! Recomendo mesmo - não custa nada e podemos fazer a diferença.

Mas atenção...

É apenas uma pequena diferença! Apesar de ser o tipo de lixo mais encontrado nas praias, ainda há 96% de lixo nos mares que não são palhinhas - todo o tipo de plástico doméstico ou industrial e ainda material de pesca abandonado são os principais poluidores dos nossos mares. Cabe-nos a nós fazer a nossa parte e tentar reduzir este problema.

Façam o vosso trabalho de casa. Leiam sobre o assunto, informem-se, saibam o que podem fazer e como podem mudar. Não precisamos de ser ambientalistas, basta sermos humanos. E se não for pelos outros, fazê-lo por nós (porque apesar de só vermos imagens de baleias a dar à costa e da poluição dos mares, este é um problema que afecta todos os seres vivos - incluindo nós - e quem melhor que os próprios responsáveis pelo problema para assumir a responsabilidade?).

E vocês? Já aderiram a esta "moda" das palhinhas reutilizáveis? Estão à espera do quê?

You May Also Like

6 comentários

  1. Eu tenho recusado sempre, ainda não tenho dessas de metal, mas tenho uma de plástico grosso que costumo usar

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui adepta de palhinhas e de há uns anos para cá, recuso mesmo de todo.
    Ainda não tenho essas reutilizáveis, mas certamente que será uma aquisição futura :)

    ResponderEliminar

  3. E muito interessante. Muito obrigado pela partilha! É realmente uma excelente sugestão!

    ResponderEliminar