#16 REVIEWING | La Casa De Papel, Ou Como Dei Por Mim A Torcer Pelos Maus

by - 2/17/2018

Image result for la casa de papel wallpaper
Fonte: Pinterest


Acabei, as we speak (que é como quem diz, enquanto escrevo isto), de ver La Casa De Papel. Já não aguentava ouvir falar e não saber o que era, e este foi o fim de 4 dias muito, muito intensos.


Para aqueles de vocês que, como eu até há uns dias, não fazem a mínima ideia do que é isto, aqui vai um resumo:

  • É em Espanhol (o que dá muito mais piada à série).
  • Fala sobre um assalto à Casa da Moeda, planeado durante muito tempo.
  • Não vão conseguir parar de ver.  
  • Dá fado português!!!!!!!! (fui a única que ficou num excitex nessa cena?)

Basicamente, um conjunto de criminosos que já não têm nada a perder são recrutados por El Profesor para desenvolver o crime mais bem planeado de toda a História: assaltar a Casa da Moeda. É um plano milimétrico, em que tudo está previsto, mesmo aquilo que nos parece mais repentino, e damos por nós a pensar se será que eles sabiam que aquilo ia acontecer (a resposta? Provavelmente, sim). A série é narrada por Tokyo, uma das assaltantes. Aqui fica o trailer:


Mas passo à explicação do título excessivamente grande deste post: como é que eu dei por mim a torcer pelos maus?

Em 3 palavras, eles são incríveis. E atenção, se não quiserem spoilers, beijinhos e abraços, que a partir de agora vou falar de informações relevantes.

Image result for la casa de papel wallpaper
Fonte: Pinterest

Toda a ideia do assalto se baseia no princípio de que não estão a roubar nada. Se os bancos podem receber injecções de dinheiro, porque não poderão eles? É um ponto de vista meio revolucionário, com o seu quê de Robin Hood egocêntrico - em vez de darem aos mais ricos, aos bancos, vão ficar com o dinheiro pra si, para aqueles que sempre foram o elo mais fraco.

Este assalto acaba, obviamente, por ganhar visibilidade a nível mundial, o que é tanto causa como efeito da empatia que o público começa a sentir pelos assaltantes.

O mesmo acontece conosco, que estamos a ver em casa, que queremos que aquelas pessoas se safem, porque no fundo eles não estão a tirar nada a ninguém, nem a fazer mal  a ninguém (aspas nisto... quero dizer que não têm intenção de magoar ninguém). Se juntarmos isto à música Bella Ciao, que está constantemente  a tocar (música representativa da resistência italiana contra o fascismo) e é, ironicamente, o hino dos atracadores, de repente os vilões passam a ser a Inspetora Murillo e o Coronel Prieto.

Esta noche Antena 3 estrena el capítulo 9 de ‘La casa de papel’, final de la primera parte de la temporada. Antes del verano… la guerra estalla en ‘La casa de papel’
Fonte: Pinterest

Melhor ainda, quando a Inspetora Murillo diz que "já não sabe quem são os bons e os maus", o nosso coração é aconchegado com a sensação de que não somos os únicos do lado do Profesor.

Acho que isto é o mais importante a salientar sobre a série, a nível de enredo. De resto, é uma série muito bem dirigida, muito bem conseguida, e claro que eu não sou profissional nenhuma pra estar aqui a falar de especificações, mas achei que estava mesmo muito bem feita. Outro ponto positivo é o facto de uma série com tanto sucesso não ser americana. Gostei!

Pelo que percebi, não vão haver mais temporadas, o que, para mim, é uma decisão muito sensata - a série fala sobre um assalto. Se o assalto acaba, a série acaba. (Por mais que queira saber se a Tokyo e o Rio foram para a sua ilha, se o Denver e a Monica resultaram ou era só a síndrome de Estocolmo a falar, e o que raio é que a Nairóbi e o Helsinki decidiram fazer).

 Ah, e tudo o que eu queria neste momento era que o Carnaval tivesse chegado uns dias mais tarde, achei INCRÍVEIS os disfarces de Dalí!

Fonte: Pinterest

Conclusão? Vejam!

★★
(5/5)

E vocês? Já viram a série? Qual a vossa parte favorita? Contem-me tudo nos comentários!

You May Also Like

8 comentários

  1. Não conhecia, mas fiquei com vontade de ver! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Já tinha ouvido falar e na altura fiquei muito curiosa.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  3. Vi essa série quando entrei a última vez no site da Neflix mas não me deu para a começar a ver. Depois deste post, vou já colocar na minha lista de reprodução :)

    Obrigado pelo post.
    Beijinhos,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia mas depois de ler este post fiquei com uma vontade enorme de ir para casa agarrar-me a isto :D Sem dúvida que vou acompanhar agora :D

    Yellow Rain

    ResponderEliminar