#2 ACMA | Devagar Se Vai Ao Longe

by - 1/30/2018


Hoje é dia de ACMA! Para quem não sabe o que é, é um projeto entre várias bloggers em que nos dão um tema para falar e temos que o explorar à nossa vontade. A minha primeira participação foi sobre Festas e Festividades, podem vê-la aqui.
O tema de Janeiro é "maneiras de mudar o mundo". Confesso que quando vi este tema, fiquei completamente sem saber o que dizer. Quase que dá vontade de fazer um post tipo "trabalho da escola", este é um tema que tende bastantes vezes para o sério, mas decidi falar-vos de um tema de que já falei algumas vezes aqui no blog: solidariedade. Mais concretamente, algumas sugestões de onde e como ajudar.

1. Projeto Amélia

É um projeto de que já vos falei no blog (aqui). Muito resumidamente, é uma associação que se foca em angariar fundos para fornecer transporte a crianças com cancro para o hospital. Há situações em que a deslocação pode demorar até 3 dias e as famílias simplesmente não têm condições monetárias para o fazer. O Projeto Amélia (Please Take Me There) tenta facilitar esta situação. Para saberem mais sobre a história das crianças que eles ajudam, basta lerem o post que já tinha escrito ou visitar o site: https://www.pleasetakemethere.org/ .

Mas vamos ao que interessa, como podem ajudar?
  • Através de donativos.
  • "Doando" o vosso aniversário (pedindo às pessoas que façam um donativo ao invés de vos oferecerem presentes).
  • Participando nos Challenges.
  • Começar uma angariação de fundos.
  • Comprar itens à venda no site, desde postais a t-shirts.
É uma ajuda muito simples, que pode ser facilmente feita online. 1 ou 2€ já fazem a diferença!

2. Refood

A Refood é uma associação sobre a qual também já vos falei (aqui), no âmbito de uma corrida organizada por eles em que participei. Basicamente, a Refood faz acordos com os restaurantes, que se comprometem a ceder-lhes os restos de comida do dia, de forma a evitar o desperdício e ajudar as famílias que mais precisam.

Algumas formas de ajudar através desta associação são:
  • Inscreverem-se num dos núcleos e fazerem voluntariado.
  • Caso tenham um restaurante/café, associarem-se ao projeto.
  • Participar nas iniciativas e angariações de fundo, como foi o caso da corrida sobre a qual escrevi.
Existem núcleos por Portugal inteiro, é só seguir no facebook ou no site e manterem-se a par!

3. Comunidade Vida e Paz 

A Comunidade Vida e Paz presta apoio direto às pessoas sem abrigo em Lisboa, ajudando-as, sempre que possível, a "(re)construir o seu plano de vida". Na prática, fazem rondas por Lisboa, oferencendo um lanche e um pouco de conversa às pessoas que mostrem necessidade, tendo também toda uma estrutura de reinserção por trás,

Mas como podemos nós ajudar?
  • Doar bens alimentares, entregando-os na sede entre as 9h e as 20h (Rua Domingos Bomtempo, nº 7 1700-142 Lisboa).
  • Doação em numerário.
  • Atribuir 0.5% do IRS à Comunidade Vida e Paz sem custos associados (percebam como aqui).
  • Fazer voluntariado (quer nas rondas de que falei, como na preparação dos lanches, na conhecida Festa de Natal que a Comunidade organiza, ... Há mesmo muitas opções!). 
Estas são as associações de que conheço melhor o trabalho, e por isso as que decidi explorar mais e apresentar-vos. Há sempre outras opções, mais conhecidas e comuns, como:
  • Doar roupa/material escolar/... na Paróquia mais perto de vossa casa.
  • Participar no Banco Alimentar, quer como voluntário, quer através de doações.
  • Dar explicações grátis a crianças que precisem.
  • ...
O que interessa mesmo aqui é ajudar! É como vos disse no título do post: devagar se vai ao longe, e é assim que se vai fazendo a diferença. Costumam fazer voluntariado? Que associações conhecem? Contem-me tudo nos comentários!



Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona, tal como tenho vindo a referir nos meses anteriores, trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir a página do ACMA no facebook e a Revista.

You May Also Like

4 comentários