#1 ACMA | Baile de Finalistas - O Fim De Uma Etapa

by - 5/24/2017




A Cultura Mora Aqui. E eu decidi participar. Este projeto surgiu da necessidade de inovar. Há mil e quinhentos blogs pela internet que falam única e exclusivamente de moda, outfits e tudo mais, e pensou-se que era preciso trazer mais temas diferentes para a blogosfera. O ACMA é um projeto de várias bloggers e youtubers em que de em tempo há um tema e cada pessoa tem que o abordar de uma perspetiva diferente. Pois bem, o tema deste mês é FESTAS, FESTEJOS E FESTIVIDADES.

Para mim, este ano é um ano de mudança - completei 18 anos, estou a terminar o Secundário e a preparar-me para a faculdade. E é precisamente deste fim de uma etapa que quero falar hoje.

Baile de Finalistas. É uma altura de grande preocupação - os vestidos, os cabelos, os sapatos, os pares... Milhentas coisas que achamos que temos de tratar (e que se calhar não é bem assim).

Na minha opinião, esta é uma experiência pela qual todos os alunos devem passar. Só se é finalista uma vez, e é um momento que nós sabemos que não nos vamos esquecer.

Pelo menos para mim, foi assim. Sabem quando sentem que estão a viver uma altura importante das vossas vidas? É assim que me tenho sentido. O baile, na minha opinião, é a formalização do fim de toda uma vida a prepararmo-nos para o que aí vem, um xau à adolescência e um pézinho na idade adulta. E é bom, porque estamos com as pessoas que nos acompanharam ao longo destes anos importantíssimos das nossas vidas, que vão sempre ser aquelas pessoas "do secundário", os "amigos da escola" que tanto ouvimos os mais velhos a falar.

Fonte: Pinterest

Concordo imenso com este tipo de iniciativas, é óptimo para criar espírito estudantil e pode ser uma coisa mesmo muito gira. Claro que, por outro lado, pode não o ser. Uma das coisas que acho que estraga imenso esta noite é a eleição do rei e da rainha. Não concordo nada. Acho que é trazer ao de cima todo o estereótipo do high school e que pode nem ser verdade, mas sendo, traz apenas o pior de tudo o que aprendemos nestes anos. Um exemplo de uma solução muito melhor é a criação de títulos engraçados que têm a ver com a escola. Cria um sentido de união muito mais forte e, garanto-vos, é muito mais divertido.

Fonte: Pinterest

Agora espero que o melhor esteja para vir, e acho que esta é uma excelente forma de dar por terminada esta fase das nossas vidas (sim, ok, ainda há exames... não vamos falar disso, por favor).

A todos os que ainda não passaram por isso, vão. Não deixem de fazer parte destas iniciativas porque "não querem estar com muita gente da escola" ou "nunca mais vão ver estas pessoas na vida". É pela experiência. É pelas memórias.

A todos o que estão a passar por esta fase agora, aproveitem, são os nossos últimos momentos de descanso nos próximos tempos.

A todos os que já passaram, relembrem. Relembrem quem eram na altura e o que mudou. Os vossos planos, sonhos, amigos, hábitos, medos, ansiedades... Relembrem e comparem. Acho que é uma das coisas que estou mais desejosa de fazer.
Fonte: Pinterest
É mesmo isto, não é?

Espero que tenham gostado, deixem nos comentários a vossa opinião. Gostaram do projeto? Querem que continue?

NOTA: E porque a vida não é só coisa séria, em breve vai haver um post com a parte pirosa da coisa - cabelos, maquilhagem, roupa...! Se ainda vais ter o teu baile de finalistas e não sabes o que vestir, vê este post, tem imensas opções!

Podem acompanhar todos os posts do ACMA na página do facebookQueres juntar-te a nós? Envia e-mail para acma.cultura@gmail.com

You May Also Like

17 comentários

  1. Também considero o baile de finalistas uma experiência que todos devem ter. É um dia bonito e diferente. Por acaso, no meu baile não tivemos eleição de rei e rainha e, se não tivesses tocado nesse assunto nem tinha pensado e reparado nisso. Foi mesmo uma noite para todos nos divertirmos :)

    Já agora, pareceu-me interessante essa ideia da ACMA, vou já espreitar :)

    beijinhos
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho isso muito melhor! A ideia de ter prémios é gira, mas depende muito... Espreita! É muito fixe :) Beijinho

      Eliminar
  2. Esse projecto parece ser super interessante :)
    Gostamos do tema deste mês e do teu post :)
    Beijinhos**
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  3. Adorei o meu baile de finalistas e por acaso não houve eleição de rei e rainha. Acho que naquela noite todos nós somos reis e rainhas. :)
    Beijinho*
    The best of me

    ResponderEliminar
  4. Tive dois bailes, no fim do secundário e no fim da licenciatura. Duas experiências distintas mas maravilhosas =) Recordo com muito carinho

    ResponderEliminar
  5. Gostei do post, e apesar de estes serem os últimos meses a dar tudo nos estudos, nada melhor também que os preparativos dos bailes que se avizinham, até para aliviar :) :P

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida o fim de uma etapa, excelente para relaxar antes dos exames, espero que o teu tenha sido ótimo! :)
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  7. Eu também tive o meu baile de finalistas e não trocava por nada 😘😘

    ResponderEliminar
  8. Sou mesmo triste que nunca fui a nenhum, alias no meu tempo que não é á muito mas não havia xD


    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  9. Há quase um ano atrás tive o meu baile de finalistas do 3.º ciclo e confesso que foi uma noite maravilhosa, uma das mais felizes de sempre, sem dúvida! Gostei muito do teu post, da abordagem que escolheste fazer e da forma como incentivas as pessoas a participarem e a aproveitarem esta noite que é sempre marcante! Muito boa sorte para os exames e para a tua vida académica! Arrasa no baile!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão querida :) Obrigada! Boa sorte para ti também! Beijinho grande

      Eliminar