#4 WHERE TO GO | 3ª Corrida Solidária Refood Parque das Nações

by - 3/07/2017



Este Domingo participei numa corrida de solidariedade para a Refood Parque das Nações. Já conhecia a associação há algum tempo, inclusivé fui voluntária da Refood algumas vezes. Mal soube desta corrida achei uma óptima ideia, porque é uma forma eficaz de aliar o desporto e bem-estar com a sensação de "missão cumprida" e de ter ajudado alguém.

  • A Associação
Para quem ainda não conhece, deixo-vos aqui uma pequena introdução à Refood e ao seu trabalho.
Este projecto vem de um "abrir de olhos" face ao desperdício alimentar de hoje em dia. 

É possível que o destino de 1/3 de todos os alimentos que produzimos seja o lixo?

É possível que nós – nós e você - deitemos fora comida perfeitamente boa numa base diária, enquanto os nossos vizinhos passam por dificuldades?

É possível que nos esqueçamos que a comida é um bem precioso porque alimenta pessoas e que as pessoas também - todas as pessoas - são preciosas?

Estas são as perguntas que deram início a este projeto, a 9 de Março de 2011. Um projeto que começou por consistir numa pessoa e numa bicicleta, que recolhia alimentos de sete quarteirões de Lisboa para dar àqueles a quem mais fazia falta. Hoje, conta com milhares de voluntários e distribui quase 50 mil refeições por mês.


Com valores como a igualdade, respeito, sustentabilidade, inclusão e optimismo na sua essência, a associação Refood 4 Good representa uma óptima iniciativa para com aqueles que mais precisam.

Para além disso, é muito fácil ajudá-los. Existem núcleos por todo o país (só em Lisboa existem 27) que se encarregam de fazer cumprir este projeto. Se quiserem ajudar, basta entrar em contacto!

Para acederem ao site, cliquem aqui.


  • A Corrida

A corrida realizou-se no dia 5 de Março (como disse, passado Domingo) e foi a 3ª Edição organizada pelo Núcelo do Parque das Nações. Encontrei o evento no facebook e não podia deixar de participar!

Como inscrição, apenas tivemos que pagar 7€ + uma quantia a nosso gosto como contribuição (o que me parece super razoável, já que tínhamos direito a saquinho com t-shirt da corrida e dorsal e uma garrafa de água e maçã no final!). Podíamos correr 10km ou fazer uma "caminhada" de 5km (não percebo esta mania de chamar "caminhada" aos 5km... O meu sofrimento a correr não me pareceu nada uma caminhada...).

Uns dias antes, fomos à Kid to Kid do Parque das Nações buscar os nossos dorsais. Dentro do saquinho, para além do dorsal e da t-shirt, vinham alguns panfletos publicitários.





Eu e a corrida temos uma relação de amor-ódio. Não corro propriamente por prazer, não consigo ser daquelas pessoas que acordam e querem mesmo ir dar uma corridinha, mas gosto da competição e da sensação de dever cumprido quando vou correr acompanhada ou participo numa corrida. 

Acordei cedo e dormi poucas horas, por isso não estava a 100%, para além de que já não corria há algum tempo. Mas a verdade é que, apesar de 5km não ser uma corridinha na praia, também não é nenhuma maratona. Então acordei, comi a minha panquequinha de banana e aveia (receita em breve no blog!!), bebi um café e fui para a corrida com os meus pais e os meus irmãos. Estava pronta.



O ponto de encontro era na Casa do Arboreto, com aquecimento às 10h, partida dos 10km às 10h15 e partida dos 5km às 10h15. Tivemos um aquecimento com os professores EFit (para quem não conhece, um estúdio de exercício por electroestimulação) e lá fomos nós a correr.

Gosto de monitorar o meu treino - ver quanto corro, a que velocidade, o percurso que fiz... Para isso, uso a aplicação Nike + Run Club. Aqui fica a minha corrida:


Corri a uma velocidade média de 6'27''. É uma velocidade constante para mim, assim com calma mas algum esforço. Mas claaaaaro que aqui a loira tinha que fazer asneira!

Então não é que no final da corrida, em vez de virar para os 5km, virei para os 10km? Eu toda feliz, a passar pelas pessoas, quando de repente percebo que estou no caminho errado... Olhem, fiquei tão chateada!

Enfim, estupidezes à parte, acabei a corrida e uma menina pequenina amorosa veio dar-me uma maçã e uma garrafa de água. Depois, houve agradecimentos por parte da organização e um sorteio de uma máquina de café! 


Adorei esta experiência. É uma forma de fazer uma actividade diferente e ser solidário ao mesmo tempo. E vocês, gostam de participar em corridas? Deixem as vossas opiniões nos comentários!

You May Also Like

2 comentários

  1. Confesso que participar em corridas não é mesmo nada comigo mas adoro eventos solidários :) Se podermos ajudar quem necessita porque não?

    http://ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom ajudar e a melhor parte é que nem precisas de correr, podes ir a caminhar, podes fazer o que quiseres. O que interessa é contribuir e conviver.

      Beijinho,

      Carolina

      Eliminar